Sistema de Avaliação da UFF

Notas Finais

0,00 a 3,90 – Reprovado
4,00 a 5,90 – Verificação Suplementar (VS)*
6,00 a 8,90 – Aprovado (Bom)
9,00 a 10,0 – Aprovado (Excelente)

A Verificação Suplementar é uma avaliação extra onde o aluno precisa alcançar uma nota mínima de 6,00 para ser aprovado. Neste caso, a coluna de Nota do histórico mostrará a nota recebida nesta avaliação, seguida de um * na coluna VS do Histórico Oficial.

Para aprovação, o estudante também deverá ter presença mínima de 75% na disciplina.

Conversão de Notas

De acordo com o critério proposto pela Direção-Geral de Ensino Superior, baseado na fórmula Cfinal = {[(C-Cmin)/(Cmax-Cmin)]*10} + 10, a nota convertida será:

Sistema de Horas

A Universidade Federal Fluminense adota um sistema de horas onde cada disciplina pode possuir até três tipos de cargas horárias distintas e apresentadas no Histórico Oficial pelas seguintes letras:

• T – Número de horas de Teoria;
  • P – Número de horas de Prática;
  • E – Número de horas de Estágio.

Coeficiente de Rendimento (CR)

O Coeficiente de Rendimento (GPA em inglês) é calculado com base em todas as notas recebidas pelo(a) aluno(a) desde sua entrada na UFF utilizando a seguinte fórmula:

G = Nota da disciplina / H = Carga horária

Quando o aluno é submetido à Verificação Suplementar (VS), a Nota usada no cálculo de CR é a média entre sua Nota Final na disciplina (antes da VS) e a nota recebida na VS.

Dispensa de Disciplinas

Disciplinas feitas em outras instituições e reconhecidas como parte do curso de Graduação do aluno na UFF são representadas pelo símbolo DISP na coluna de Nota do Histórico Oficial. Estas atividades não são consideradas, porém, no cálculo de CR.

Atividades Complementares (AC)

As Atividades Complementares são obrigatórias em todos os cursos de Graduação da UFF e são representadas pelo símbolo AC na coluna de Nota. Estas atividades não são consideradas no cálculo de CR.