Aplicação e Matrícula

Passo 1

Visite este site para confirmar se sua área de estudo ou curso de graduação é oferecida pela UFF.

 

Passo 2

Confirme se a sua instituição possui um Acordo de Cooperação com a UFF. Se não, é recomendável contactar seu Escritório de Relações Internacionais acerca da possibilidade da assinatura de um acordo com a UFF.

 

Passo 3

Contacte o Escritório de Relações Internacionais da sua instituição para se informar sobre os procedimentos internos de seleção e aplicação para a UFF.

 

Passo 4

Após a aprovação/seleção para Mobilidade Internacional realizada pela sua instituição, você precisará realizar sua aplicação na UFF através deste website.

  • Selecione a opção Estudante Estrangeiro;
  • Crie uma conta;
  • Clique no botão Graduação.

 

Você precisará submeter as seguintes informações:

  • Informações Pessoais: endereço, número de passaporte etc.;
  • Informações Acadêmicas: endereço da sua instituição, nome do coordenador, curso de graduação etc.;
  • Informações da Mobilidade: disciplinas que você deseja cursar na UFF, Português para Estrangeiros etc.;
  • Documentação: você deverá fazer o upload dos seguintes documentos em Português, Inglês ou Espanhol (se aplicável), e no formato PDF:
    • Foto do Candidato, feita contra um fundo branco;
    • Foto do Passaporte, que deverá ser válido por todo o período de estadia no Brasil;
    • Histórico Escolar Oficial assinado e carimbado;
    • Carta escrita pelo candidato explicando as razões pelo qual ele ou ela deseja vir para a UFF;
    • Carta de Recomendação escrita por um professor da sua instituição – que deverá estar assinada e carimbada ou assinada e impressa em papel oficial;
    • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa emitido por sua instituição ou escola de idiomas acreditada declarando que você possui proficiência suficiente para cursar disciplinas em Português – este certificado não é necessário para falantes nativos de Português ou Espanhol.

Nota: Tenha em mente que sua escolha de disciplinas é temporária, dependendo da disponibilidade dos Departamentos de Ensino envolvidos. Poderão ocorrer mudanças no momento da sua inscrição de disciplinas ao chegar na UFF. Todos os estudantes deverão escolher ao menos 3 disciplinas e não mais do que 7

Por favor não se esqueça de finalizar a inscrição para que o formulário seja salvo. Você será, então, contactado pela Superintendência de Relações Internacionais em breve.

 

Passo 5

Após uma análise inicial da sua aplicação você será informado, por e-mail, de possíveis pendências, que deverão ser resolvidas com o envio da documentação ou informação ausente. Caso nada esteja pendente, você precisará imprimir um documento emitido no sistema de inscrição, que deverá ser assinado e validado pelos coordenadores acadêmico e institucional da sua universidade.

O documento assinado deverá, então, ser escaneado e submetido de volta no sistema de inscrição para que a Superintendência de Relações Internacionais possa dar seguimento à sua aplicação.

 

Passo 6

Caso você seja aceito, você será informado através da plataforma. Uma Carta de Aceita será enviada para sua universidade por correio para que você possa solicitar o Visto de Estudante e começar os preparativos da sua vinda ao Brasil.

Passo 1

Visite o site a seguir para confirmar se sua área de estudo ou curso de Pós-Graduação é oferecida pela UFF.

 

Passo 2

Contacte o Coordenador do Acordo de Cooperação da sua instituição com a UFF para informações sobre os procedimentos internos de aplicação para a UFF.

 

Passo 3

Acesse nosso formulário de aplicação disponível neste link.

 

Passo 4

Realize login utilizando seu endereço de e-mail do Google, preencha o formulário com as informações necessárias e finalize o processo.

Documentos requeridos:

  • Cópia do Passaporte, que deverá ser válido durante toda a sua estadia no Brasil;
  • Carta escrita pelo candidato explicando as razões pelo qual ele ou ela deseja vir para a UFF realizar estudo ou pesquisa;
  • Caso você tenha sido aceito por algum professor da UFF, realize o upload da Carta de Aceite emitida por ele.

 

Passo 5

A Superintendência de Relações Internacionais, então, enviará uma cópia do seu formulário de aplicação que deverá ser impresso e assinado pelos coordenadores acadêmico e institucional da sua universidade de origem. O formulário assinado deverá, então, ser enviado de volta para o e-mail mobilidadeinsri@id.uff.br em formato PDF.

 

Passo 6

Para aqueles que não foram aceitos previamente por algum Programa de Pós-Graduação da UFF, suas aplicações serão enviadas para avaliação do Programa. Com o resultado positivo (ou caso já tenha sido aceito), a Superintendência de Relações Internacionais enviará uma Carta de Aceite (se já não tiver sido enviada pelo Programa), assim como outras informações importantes para o endereço de e-mail indicado no formulário de aplicação.

Como é de ciência dos alunos do curso de Medicina, o programa de Mobilidade Internacional é destinado somente para universidades que a UFF possui algum acordo de cooperação. Além disto, os candidatos serão aceitos somente para estágios no Hospital Universitário Antônio Pedro, onde realizarão atividades práticas (Internato Médico). Não é possível realizar disciplinas do curso de graduação em Medicina.

 

Passo 1

Confirme se sua universidade possui um Acordo de Cooperação com a UFF.

 

Passo 2

Contacte o Escritório de Relações Internacionais da sua instituição para se informar sobre os procedimentos internos para aplicação para a UFF.

 

Passo 3

Acesse nosso formulário de aplicação disponível neste link.

 

Passo 4

Realize login utilizando seu endereço de e-mail do Google e preencha o formulário com as informações necessárias. Escolha as áreas de especialização médica que deseja trabalhar e o período de cada uma. Você poderá escolher em qual mês iniciar sua mobilidade e esta deverá durar no mínimo 1 e no máximo 7 meses. Lembre-se de finalizar o processo clicando no botão ao final da página.

Documentos requeridos:

  • Cópia do Passaporte, que deverá ser válido durante toda a sua estadia no Brasil;
  • Histórico Escolar oficial;
  • Carta escrita pelo candidato explicando as razões pelo qual ele ou ela deseja vir para a UFF;
  • Carta de Recomendação escrita por um professor da sua instituição – que deverá estar assinada e carimbada ou assinada e impressa em papel oficial.

 

Passo 5

A Superintendência de Relações Internacionais, então, enviará uma cópia do seu formulário de aplicação que deverá ser impresso e assinado pelos coordenadores acadêmico e institucional da sua universidade de origem. O formulário assinado deverá, então, ser enviado de volta para o e-mail mobilidadeinsri@id.uff.br em formato PDF.

O aceite está condicionado com a qualificação escolar do candidato (através do Histórico) assim como a disponibilidade das especializações escolhidas. Uma Carta de Aceite será enviada por e-mail e pelos correios para aqueles que forem aceitos, para que possam solicitar o visto e começar os preparativos para a vinda ao Brasil.

Caso você não esteja aplicando para um semestre completo de Mobilidade você poderá aplicar para pesquisas por um período de tempo pontual em algum de nossos Laboratórios Internacionais disponíveis neste link.

Para isto, envie um e-mail para a Divisão de Mobilidade IN (mobilidadeinsri@id.uff.br) com o(s) laboratório(s) de seu interesse e período estimado de pesquisa.

Após isto, a Superintendência de Relações Internacionais encaminhará seu pedido ao(s) laboratório(s). Ao aceite deste(s), a SRI enviará uma Carta de Aceite e orientará sobre os próximos passos