Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras)

No Brasil, o certificado oficial de proficiência em Português para estrangeiros é o Celpe-Bras, expedido pelo Ministério da Educação (MEC).

Como obtê-lo? Ser aprovado no Exame Celpe-Bras, desenvolvido pelo MEC e aplicado por instituições credenciadas pelo MEC, sob a sua supervisão.

Natureza do Exame: Avaliação escrita com 3 horas de duração e avaliação oral com 20 minutos de duração. Para mais informações, consulte o Manual do Candidato, disponível aqui.

Agências credenciadas pelo MEC para aplicação do Celpe-Bras:

  • Universidade Federal Fluminense;
  • Outras universidades brasileiras (veja a lista aqui);
  • Postos aplicadores no exterior (veja a lista aqui);

Periodicidade do Exame Celpe-Bras: Duas vezes ao ano, normalmente nos meses de abril e outubro.

Onde se inscrever para o exame? As inscrições devem ser feitas aqui.

  • Primeira etapa: Envio da ficha de inscrição e do questionário, preenchidos completa e corretamente, exclusivamente pela Internet, (neste endereço eletrônico) no período definido na chamada pública, levando em consideração o fuso-horário do Brasil (BRT) no momento da inscrição.
    Atenção: Não deixe de imprimir o comprovante de inscrição ao final do procedimento.
  • Segunda etapa: Pagamento da taxa de inscrição. Para tanto, o candidato deverá se dirigir ao Centro de Línguas e Cultura da UFF e retirar a guia para pagamento. O endereço do CELUFF pode ser acessado aqui e o horário de atendimento para o Celpe-Bras é de 10h às 16h. O telefone para informações é (21) 2629-5227.
  • Terceira etapa: Entrega do recibo de pagamento da taxa de inscrição no Centro de Línguas e Cultura da UFF, onde será feito o agendamento da Parte Individual.
  • Quarta etapa: Realização das avaliações.

Em conformidade com o Decreto Nº 29, de 27 de janeiro de 2010, é obrigatório que os candidatos tenham a idade mínima de 16 anos no momento da inscrição e tenham completado o nível de ensino equivalente ao Ensino Fundamental (Elementary School) brasileiro. Além disso, não será admitida, sob hipótese alguma, a inscrição do exame para um Centro Aplicador e a realização em outro.