Mobilidade para Graduação

Programas de Mobilidade

Cursos Regulares

A aplicação para a Mobilidade Internacional para alunos de graduação para o primeiro semestre de 2020 (pelo período de um ou dois semestres) estará disponível entre 9 de Setembro e 17 de Novembro a partir deste site. Os alunos estrangeiros deverão vir para a UFF com um seguro-saúde, que deverá cobrir todo o período de mobilidade; e um visto de estudante, que poderá ser requisitado com a Carta de Aceite que o aluno receberá após a aprovação da candidatura pelos coordenadores acadêmico e institucional da UFF.

Os alunos poderão conferir a lista de cursos oferecidos na UFF abaixo e as orientações para preenchimento do formulário de aplicação estão disponíveis aqui.

Alunos de Medicina

A aplicação para a Mobilidade Internacional para alunos de Medicina está aberta durante todo o ano. Os alunos que aplicarão deverão estar aptos para ou já estar exercendo estágio prático (Internato Médico), que é uma orientação supervisionada em áreas especializadas da medicina, em período integral, de livre escolha do estudante ou determinada por sua instituição de origem. A prática acontecerá no Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF.

Os objetivos deste estágio são:

  • Executar ações de saúde nos níveis generalista e de atenção especializada;
  • Compreender as atividades de uma área específica, escolhida pelo aluno ou pela instituição de origem, e entender a integração e correlação do serviço médico;
  • Executar serviços de emergência em uma área específica.

O estudante poderá participar do Internato Médico pelo período mínimo de 1 mês em cada especialidade até o máximo de 7 meses, dependendo do critério de sua instituição de origem. Cada mês em uma especialidade credita 135h de atividades para o aluno e a aplicação deverá ser feita em até 3 meses antes da chegada do aluno a Niterói.

Os alunos deverão chegar com uma semana de antecedência do início das atividades para formalizar o registro na SRI, seguido do registro no Hospital Universitário. Na chegada à SRI, os alunos deverão trazer seus Passaportes, Vistos e uma cópia do Seguro-Saúde antes da assinatura do Certificado de Chegada e do recebimento de uma Declaração de Inscrição. Estes dois documentos, então, serão apresentados pelo aluno no Hospital Universitário Antônio Pedro no dia seguinte, onde daí serão orientados sobre onde e como as atividades terão início.

Após o fim do Internato Médico, os alunos deverão retornar na SRI para preenchimento do Certificado de Saída e, com este documento, requisitar sua Declaração de Horas de Atividades no Hospital Universitário. O período de estadia não pode ser estendido em casos de chegadas atrasadas.

Os alunos que desejarem estender seu internato na UFF deverão realizar a aplicação novamente, preenchendo um novo formulário e competindo por uma nova vaga de Internato.

Iniciativas para Estudantes Internacionais

Disciplinas em Línguas Estrangeiras

Disciplinas ensinadas em Inglês ou Espanhol que são oferecidas pelos cursos de Pós-Graduação da UFF. Estas são abertas a alunos estrangeiros de pós-graduação e, sob certas circunstâncias, para alunos de graduação. Estas disciplinas dependem da disponibilidade dos professores, semestralmente.

Laboratórios Internacionais

A fim de aumentar o número de oportunidades na UFF para alunos que não falam Português, nossa universidade lançou um projeto de Laboratórios Internacionais que envolve laboratórios e grupos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.

Neste, é possível que alunos e pesquisadores estrangeiros possam participar pelo período de meses até um ano inteiro em nossa instituição conduzindo sua pesquisa com especialistas na sua área de conhecimento, desenvolvendo atividades práticas laboratoriais ou pesquisa acadêmica teórica.

Atualmente existem mais de 20 laboratórios e grupos de pesquisa abertos a estudantes internacionais, disponíveis nos mais diversos idiomas.

Atividades de Extensão

Os Projetos de Extensão são uma forma efetiva de conexão com a universidade e com a comunidade como um todo. Tais projetos estendem os braços da Universidade para além de seus muros em uma tentativa de interação com a comunidade e, portanto, promovendo uma constante troca de conhecimentos.

Existe uma grande variedade de projetos acontecendo em diversas áreas, como Direitos Humanos, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Tecnologia etc.

Aluna no campus da Praia Vermelha