Pesquisas de Destaque

Os pesquisadores da UFF desenvolvem trabalhos e produtos de destaque em parceria com diversas universidades ao redor do mundo. Veja uma pequena amostra destas abaixo:

Urbanismo e Desigualdades

Fernanda Sánchez participa do projeto de pesquisa “Porto Maravilha – sujeitos, narrativas e disputas de lugar no grande projeto urbano: entre o branqueamento e a reinvenção”, que busca testar a hipótese do “branqueamento” do território, associado ao processo de renovação urbana, promovida em contexto de preparação da metrópole do Rio de Janeiro para grandes eventos.

Veja no vídeo os processos que articulam, de modo transversal, desigualdade, raça, território e produção do espaço, a partir de grandes operações urbanas, em cidades como Rio de Janeiro, Chicago, Montreal e Barcelona.

Pesquisa-Base na Química Medicinal

Fernando da Silva é docente do Departamento de Química Orgânica e trabalha na fabricação de moléculas de baixo peso molecular como carboidratos, heterociclos, diazocompostos, triazóis e quinonas.

Veja no vídeo a importância da pesquisa de base na busca de novos candidatos a remédios para diversas doenças como câncer, antivirais, antibacterianos e doenças negligenciadas.

Inteligência Artificial e Psiquiatria

Letícia de Oliveira é professora da Universidade Federal Fluminense e estuda a interação, emoção e atenção no cérebro humano. Desenvolve trabalhos na interface entre ciência básica e clínica, especialmente no estudo de transtornos de ansiedade e humor com neuroimagem.

Neste vídeo a professora falará sobre sua pesquisa de inteligência artificial aplicada ao atendimento psiquiátrico.

Nutrição para pacientes com doença renal crônica

Denise Mafra é professora da Faculdade de Nutrição e desenvolve planos nutricionais e novas terapias dietéticas para pacientes com doença renal crônica, seja os que já estão em diálise ambulatorial ou em clínicas de diálise.

Veja no vídeo os recentes resultados alcançados pelo seu grupo de pesquisa na melhoria do tratamento de pacientes com doença renal.

Otimização de materiais magnéticos

Mario Reis é professor do Instituto de Física da UFF e pesquisa sobre a otimização e compreensão de materiais quânticos e suas aplicações em tecnologias emergentes, como refrigeração magnética ou processos alternativos de produção de energia.

Veja no vídeo como a refrigeração magnética traz benefícios para o consumidor final na economia de energia.

Otimização de rotas de entrega

Eduardo Uchôa desenvolve algoritmos que otimizam o roteamento de veículos, ou seja, o cálculo que gera mais entregas, em menos tempo e consumindo menos recursos.

Veja o vídeo para entender como o projeto do professor tenta solucionar os problemas relacionados a transportes e o roteamento de veículos.

Filmes finos e nanoestruturas na natureza e na tecnologia

Fábio Aarão Reis desenvolve modelos para processos físicos e químicos para entender a dinâmica de crescimento de filmes finos e outras nanoestruturas e os efeitos destas no transporte de fluidos e a interação água-rocha em escalas de tempo laboratoriais, prevendo suas consequências ambientais.

Veja como o trabalho do professor pode prever melhores condições de produção de materiais para dispositivos eletrônicos ou magnéticos, de um ponto de vista tecnológico, e de um ponto de vista ambiental, ao prever as taxas de infiltração de água e contaminantes em rochas ou no solo.

Aplicações Estratégicas na Nuvem

Cristina Boeres pesquisa soluções do problema relacionados à minimização dos tempos de execução das aplicações na nuvem e de seus custos financeiros, assim como questões referentes ao ambiente e aplicações do escalonamento dinâmico das aplicações, tolerância a falhas, métodos eficientes de compartilhamento de recursos etc.

O vídeo a seguir demonstra como sua pesquisa sobrepõe as barreiras do uso de tecnologias em nuvem, como a alocação eficiente de recursos virtuais considerando performance e os custos financeiros envolvidos.

Mudanças climáticas e as correntes dos oceanos

Ana Albuquerque estuda o comportamento das correntes oceânicas e os seus efeitos nas mudanças climáticas dos últimos 780 mil anos.

Saiba mais sobre a paleoclimatologia no vídeo e a importância do estudo do passado para que se consiga prever o futuro do clima.

Realidade Virtual

A área de jogos e realidade virtual tem provocado um grande impacto na forma de transmitir conhecimento, educação e envolvimento social. Diversas escolas e instituições estão usando estas tecnologias para uma educação mais moderna e elaborada. A inteligência artificial tem um enorme impacto na vida e no modelo de negócios de toda a população do século 21.

Veja, no vídeo, como o professor Esteban Clua e sua equipe do Media Lab atuam na área de games, realidade virtual e inteligência artificial e desenvolvem diversos projetos com empresas do setor.

Circulação Cultural Literária

José Luís Jobim Fonseca é professor do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e pesquisa sobre os elementos que constituem a literatura e sua circulação na sociedade, além das razões pelos quais os elementos são importados e inseridos em certos contextos sociais.

Veja, no vídeo, as contribuições do professor e seus colegas para entender a relevância da literatura no meio social.

Aplicações de materiais moleculares magnéticos

A Prof.ª Maria Vaz pesquisa as propriedades de novos materiais moleculares, que são materiais formados pela construção de blocos de moléculas estrategicamente escolhidos e dispostos de modo a apresentarem propriedades físico-químicas que possam ser exploradas para as mais diferentes aplicações.

Multilinguismo para inclusão social

Atuando na linha de História, política e contato linguístico, a Prof.ª Monica Savedra apresenta seu trabalho desenvolvido no tema de contato de imigração, plurilinguismo e pluricentrismo linguístico.

Veja no vídeo como essas políticas e discussões impactam a sociedade.

Veja mais…