Políticas Linguísticas e o Centro de Línguas e Cultura

Como a Superintendência de Relações Internacionais está bem ciente, a barreira linguística põe-se como um problema para todas as formas de internacionalização. Com isto em mente, e com a intenção de se abrir, cada vez mais, a universidade para o mundo, o Centro de Línguas e Cultura da UFF (CELUFF) oferece uma série de programas de ensino de línguas incrementando as oportunidades de mobilidade internacional para estudantes.

Português para Estrangeiros

Estudantes estrangeiros tem a oportunidade de aprender Português em duas formas distintas:

– O curso intensivo de 20 horas de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira é oferecido duas semanas antes do início do semestre, com aulas de Segunda a Sexta-feira. Este curso oferece a proficiência básica para que estudantes possam participar das disciplinas regulares dos cursos de graduação;

Português como Língua Estrangeira é uma disciplina eletiva de 60 horas que poderá ser cursada ao longo do semestre na UFF, com aulas duas vezes na semana. O tutor auxiliará os estudantes estrangeiros individualmente, de acordo com um calendário pré-determinado. O curso aprofundará o conhecimento de Língua Portuguesa dos estudantes.

As duas modalidades são oferecidas tanto no formato presencial quanto a distância (ensino assíncrono):

– O curso intensivo online acontece ao longo de três semanas, de 2a a 6a, em aulas de 1h30 de duração;

– A disciplina eletiva online acontece ao longo do semestre acadêmico, duas vezes na semana, em aulas de 1h30 de duração.

Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE)

O PULE busca o ensino de línguas estrangeiras para alunos da UFF beneficiados pelas políticas afirmativas, capacitando-os acadêmica e profissionalmente e tornando-os melhor capacitados para serem partes do processo de internacionalização. O Programa oferece aulas em sete línguas (Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Russo) em seis níveis diferentes.

Confucius Classroom

A UFF tem orgulho de sediar um Confucius Classroom em parceria com a Universidade Normal de Hebei e o Instituto Confúcio (Hanban), da China. Estudantes e a comunidade de Niterói agora tem a oportunidade de aprender a língua e cultura chinesa com professores nativos no idioma.

falaMUNDO

Nosso programa de ensino prático de línguas, onde alunos da UFF e estrangeiros praticam Português e outras línguas de forma conversacional, utilizando a metodologia Tandem.