Políticas Linguísticas e o Centro de Línguas e Cultura

Como a Superintendência de Relações Internacionais está bem ciente, a barreira linguística põe-se como um problema para todas as formas de internacionalização. Com isto em mente, e com a intenção de se abrir, cada vez mais, a universidade para o mundo, o Centro de Línguas e Cultura da UFF (CELUFF) oferece uma série de programas de ensino de línguas incrementando as oportunidades de mobilidade internacional para estudantes.

Português para Estrangeiros

Estudantes estrangeiros tem a oportunidade de aprender Português em duas formas distintas:

– – Como os estudantes necessitam possuir conhecimento básico da Língua Portuguesa antes do início do semestre, um curso intensivo de 20 horas de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira é oferecido duas semanas antes do início do semestre, com aulas de Segunda a Sexta-feira. Este curso oferece a proficiência básica para que estudantes possam participar das disciplinas regulares dos cursos de graduação;

Português como Língua Estrangeira é uma disciplina eletiva de 60 horas que poderá ser cursada ao longo do semestre na UFF, com aulas duas vezes na semana. O tutor auxiliará os estudantes estrangeiros individualmente, de acordo com um calendário pré-determinado. O curso aprofundará o conhecimento de Língua Portuguesa dos estudantes.

Todos os cursos são gratuitos para estudantes de universidades parceiras. Em todos os casos, um Teste de Nivelamento acontecerá no primeiro dia de aula onde os estudantes, após o Teste, serão designados para grupos de acordo com a proficiência de cada um na Língua Portuguesa.

Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE)

O PULE busca o ensino de línguas estrangeiras para alunos da UFF beneficiados pelas políticas afirmativas, capacitando-os acadêmica e profissionalmente e tornando-os melhor capacitados para serem partes do processo de internacionalização. O Programa oferece aulas em sete línguas (Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Russo) em seis níveis diferentes.

Confucius Classroom

A UFF tem orgulho de sediar um Confucius Classroom em parceria com a Universidade Normal de Hebei e o Instituto Confúcio (Hanban), da China. Estudantes e a comunidade de Niterói agora tem a oportunidade de aprender a língua e cultura chinesa com professores nativos no idioma.