Sobre a UFF

Fundada em 1960, a Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma instituição pública, parte do sistema de ensino superior federal do Brasil. Sua sede está localizada na cidade de Niterói e seus campi podem ser encontrados em várias outras cidades do estado do Rio de Janeiro, como resultado de uma forte política de descentralização. Existe também um campus em Oriximiná, no estado do Pará, dentro da Floresta Amazônica.

A Universidade Federal Fluminense é a maior universidade federal brasileira em número de alunos, sendo nacional e internacionalmente ranqueada entre as melhores universidades brasileiras.

A UFF funciona em concordância com os seguintes princípios básicos: excelência acadêmica, impacto social, inovação e transferência de conhecimentos para a sociedade em geral.

Alunos e Funcionários

Estudantes de Graduação

Cursos de Graduação

Estudantes de Pós-Graduação

Cursos de Pós-Graduação

Professores

%

Professores com Doutorado

Funcionários

Passeio de bicicleta por Niterói promovido pelo programa “UFF Sustentável: seja um agente consciente”.

UFF em outras cidades

Volta Redonda

Localizada no sul do estado, à 131km da capital, também é conhecida como a “Cidade do Aço”, por sediar a Companhia Siderúrgica Nacional, a maior fábrica brasileira e uma das maiores do mundo, produzindo 6mi de toneladas de aço bruto ao ano.

O campus foi criado em 1961 oferecendo cursos de graduação nas áreas de Engenharia Metalúrgica, Mecânica, de Produção, de Agronegócios, assim como um mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica. Em 2005, como parte da iniciativa governamental de Reestruturação e Expansão das universidades, a UFF passou a oferecer cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Materiais, Física com ênfase em Física Computacional, Matemática com ênfase em Matemática Computacional, Psicologia e Química.

Campos dos Goytacazes

A UFF oferece, desde 1962, o curso de graduação em Serviço Social na cidade de Campos. Inicialmente como uma ramificação da Escola de Serviço Social de Niterói, que depois tornou-se um departamento independente. Atualmente, a unidade da UFF em Campos dos Goytacazes também possui os seguintes cursos: Ciências Econômicas, Psicologia, Geografia, História e Ciências Sociais, além de 5 cursos de Pós-Graduação.

Situada a 260km de Niterói, a cidade oferece um vislumbre do passado colonial do Rio de Janeiro. O respeito e reconhecimento da comunidade e a parceria do Departamento de Serviço Social com as instituições local e regional consolidaram o projeto de interiorização da universidade.

Santo Antônio de Pádua

A UFF chegou em Santo Antônio de Pádua em 1984. A cidade está localizada no noroeste do estado, à 256km da capital. Pádua possui regiões montanhosas com vales férteis onde se produzem arroz, milho e cana de açúcar.

O ensino, a pesquisa e as atividades de extensão desenvolvidas pela UFF transformaram a cidade e a região. O campus oferece, atualmente, cursos na área de Física, Educação, Pedagogia, Matemática, Ciências da Computação e Ciências Naturais. A universidade também oferece o curso de graduação em Ciências Contábeis em Miracema, uma cidade próxima de Pádua.

Macaé

Em Macaé, a cidade conhecida como a Capital Nacional do Petróleo, a UFF oferece cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Direito. Além de Capital Nacional do Petróleo a cidade, distante 180km da capital, possui uma série de atrações turísticas como praias, cachoeiras e montanhas para esportes radicais.

Rio das Ostras

A UFF está presente em Rio das Ostras desde 2003, oferecendo cursos na área de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Produção Cultural, Ciências da Computação e Engenharia de Produção. A jovem cidade é uma das de rápido desenvolvimento no estado, além da generosidade da natureza com a região, que possui 15 praias preservadas da ação do homem.

Nova Friburgo

A linda cidade de Nova Friburgo, distante 118km de Niterói, é de grande importância nas indústrias têxtil, de queijos, vinhos e chocolate. Nova Friburgo também a maior produtora de flores do Brasil. Em anos recentes, a cidade tem recebido muitos estudantes que desejam sair dos grandes centros urbanos. Na cidade a UFF oferece os cursos de Biomedicina, Odontologia e Fonoaudiologia.

Oriximiná – PA

A Unidade Avançada José Veríssimo foi fundada em Oriximiná, no estado do Pará, em 1975. Primeiramente construída em Óbidos, porém, dois anos depois, realocada para Oriximiná. Além das facilidades no estado do Rio de Janeiro, a UFF mantém uma unidade na Região Amazônica. Em Oriximiná a universidade executa atividades de extensão integradas com o ensino e a pesquisa desenvolvidos na instituição.

Angra dos Reis

A universidade possui o curso de graduação em Pedagogia no Instituto de Educação de Angra dos Reis. A região onde o Instituto se encontra é sede de três grandes companhias, além de outras 500 micros, pequenas e médias empresas.

A região também é conhecida pelas suas belezas naturais como a Praia de Jacuecanga, uma joia paisagística local. Localizada em uma vila de operárias, ainda é pouco procurada pelos turistas, apesar de sua beleza exuberante.

Petrópolis

Como parte do processo de expansão pelo estado, em novembro de 2015 a UFF tornou-se presente na cidade de Petrópolis oferecendo os cursos de Engenharia de Produção. Petrópolis é a cidade mais populosa na região serrana do Rio de Janeiro, sendo também conhecida como a Cidade Imperial, antiga residência de verão da família imperial, sendo uma cidade de relevância histórica e turística.

Principais políticas da UFF

Sustentabilidade

A Universidade Federal Fluminense é comprometida com a promoção do desenvolvimento sustentável em suas variadas áreas de atuação, contribuindo para o bem-estar das suas comunidades interna e externa ao investir em pesquisa e em novas tecnologias ambiental e socialmente responsáveis.

Para uma gestão socioambiental eficiente, o planejamento é fundamenta. Por isto, desde 2016, a UFF desenvolve seu Plano de Logística Sustentável executado pelo Comitê de Logística Sustentável da universidade.

Ações Afirmativas

Uma variedade de políticas de ações afirmativas foi implementada no Brasil desde 2008, permitindo o ingresso de pessoas socialmente vulneráveis no Ensino Superior e temos o orgulho de dizer que a UFF está entre as universidades pioneiras na adoção e implementação destas políticas no país.

A UFF encoraja e, sem dúvida, adota políticas inclusivas através de programas acadêmicos nos níveis da graduação, pós-graduação e extensão, assim como no seu programa de internacionalização.

Acessibilidade e Inclusão

A universidade possui uma Divisão de Acessibilidade e Inclusão, chamada Sensibiliza UFF, resultante de um esforço coletivo de professores, funcionários e alunos de diversos setores da universidade e de instituições parceiras.

O Sensibiliza UFF funciona dentro das seguintes políticas, conforme demandado pela atual legislação brasileira: a integração de pessoas com deficiências; o exercício pleno de seus direitos com respeito e dignidade; oportunidades iguais no meio social, sem privilégios ou paternalismo; assim como a existência de condições básicas de acesso a educação, mobilidade e uso dos equipamentos e facilidades das instituições de ensino superior.