Nosso Escritório Internacional
A UFF possui acordos de cooperação acadêmica com mais de 260 instituições em 42 países, recebendo uma média de 100 alunos estrangeiros e enviando em torno de 300 alunos todo ano – 80 destes com bolsas de estudo.
América
Argentina
Barbados
Bolívia
Canadá
Chile
Colômbia
Cuba
Equador
EUA
Honduras
México
Peru
Uruguai
África
Angola
Marrocos
Moçambique
Ásia
China
Coreia do Sul
Japão
Europa
Alemanha
Áustria
Bélgica
Bulgária
Chipre
Croácia
Espanha
Finlândia
França
Irlanda
Itália
Lituânia
Noruega
Países Baixos
Polônia
Portugal
Reino Unido
Romênia
Rússia
Suécia
Suíça
Tchéquia
Redes de Cooperação
Grupos de Estudo Internacionais
Núcleo de Estudos Africanos (NEAF)
O NEAF reúne professores, alunos e pesquisadores da UFF e de outras universidades a fim de observar assuntos relacionados à diáspora africana e o pacto da presença africana nas Américas. O núcleo é coordenado por um time interdisciplinar de professores.
Núcleo de Estudos Galegos (NUEG)
O Núcleo de Estudos Galegos trabalha para promover a língua, literatura e cultura galega na UFF. O NUEGO oferece cursos de extensão, oficinas, seminários e patrocina pesquisa acadêmicas na área. O núcleo é fruto de uma parceria com a Universidade de Santiago de Compostela e a Xunta de Galicia.
Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NUBRICS)
O Núcleo patrocina pesquisas e promove atividades conduzidas por professores acerca dos países que compõem o BRICS (Brasil Rússia, Índia, China e África do Sul).
Cátedras Internacionais
Em 2017 a UFF entrou para a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, criada em 2003 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em participação com diversas universidades brasileiras. Na UFF, os refugiados poderão realizar a revalidação de seus diplomas de Graduação obtidos nas universidades de origem, participar de cursos de Português para Estrangeiros, solicitar auxílio para acesso em cursos de graduação (incluindo aulas preparatórias para os exames de admissão) assim como ajuda legal e psicológica.
A UFF, junto à Universidade Federal de Santa Catarina, participa da Cátedra de Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, criada com a UNESCO para pesquisa e promoção de um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação de compreensão global. A Cátedra facilitará a colaboração entre pesquisadores internacionais e professores da UFF e de outras instituições da América Latina, Caribe, Europa, África, Ásia e Pacífico e Europa.