Aplicação e Matrícula
Passo 1
Visite este site para confirmar se sua área de estudo ou curso de graduação é oferecida pela UFF.
Passo 2
Confirme se a sua instituição possui um Acordo de Cooperação com a UFF. Se não, é recomendável contactar seu Escritório de Relações Internacionais acerca da possibilidade da assinatura de um acordo com a UFF.
Passo 3
Contacte o Escritório de Relações Internacionais da sua instituição para se informar sobre os procedimentos internos de seleção e aplicação para a UFF.
Passo 4
Após a aprovação/seleção para Mobilidade Internacional realizada pela sua instituição, você precisará realizar sua aplicação na UFF através deste website.
- Selecione a opção Estudante Estrangeiro;
- Crie uma conta;
- Clique no botão Graduação.
Você precisará submeter as seguintes informações:
- Informações Pessoais: endereço, número de passaporte etc.;
- Informações Acadêmicas: endereço da sua instituição, nome do coordenador, curso de graduação etc.;
- Informações da Mobilidade: disciplinas que você deseja cursar na UFF, Português para Estrangeiros etc.;
- Documentação: você deverá fazer o upload dos seguintes documentos em Português, Inglês ou Espanhol (se aplicável), e no formato PDF:
- Foto do Candidato, seguindo as diretrizes ICAO;
- Foto do Passaporte, que deverá ser válido por todo o período de estadia no Brasil;
- Histórico Escolar Oficial assinado e carimbado;
- Carta escrita pelo candidato explicando as razões pelo qual ele ou ela deseja vir para a UFF;
- Carta de Recomendação escrita por um professor da sua instituição – que deverá estar assinada e carimbada ou assinada e impressa em papel oficial;
- Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa emitido por sua instituição ou escola de idiomas acreditada declarando que você possui proficiência suficiente para cursar disciplinas em Português – este certificado não é necessário para falantes nativos de Português ou Espanhol.
Nota: Tenha em mente que sua escolha de disciplinas é temporária, dependendo da disponibilidade dos Departamentos de Ensino envolvidos. Poderão ocorrer mudanças no momento da sua inscrição de disciplinas ao chegar na UFF. Todos os estudantes deverão escolher ao menos 3 disciplinas e não mais do que 7
Por favor não se esqueça de finalizar a inscrição para que o formulário seja salvo. Você será, então, contactado pela Superintendência de Relações Internacionais em breve.
Passo 5
Após uma análise inicial da sua aplicação você será informado, por e-mail, de possíveis pendências, que deverão ser resolvidas com o envio da documentação ou informação ausente. Caso nada esteja pendente, você precisará imprimir um documento emitido no sistema de inscrição, que deverá ser assinado e validado pelos coordenadores acadêmico e institucional da sua universidade.
O documento assinado deverá, então, ser escaneado e submetido de volta no sistema de inscrição para que a Superintendência de Relações Internacionais possa dar seguimento à sua aplicação.
Passo 6
Caso você seja aceito, você será informado através da plataforma. Uma Carta de Aceita será enviada para sua universidade por correio para que você possa solicitar o Visto de Estudante e começar os preparativos da sua vinda ao Brasil.
Passo 1
Visite o site a seguir para confirmar se sua área de estudo ou curso de Pós-Graduação é oferecida pela UFF ou este site caso queira realizar pesquisas nos laboratórios da UFF.
Passo 2 (somente para Pós-graduação)
Contacte o Coordenador do Acordo de Cooperação da sua instituição com a UFF para informações sobre os procedimentos internos de aplicação para a UFF.
Passo 3
Acesse nosso formulário de aplicação disponível neste link.
Passo 4
Preencha o formulário com as informações necessárias e finalize o processo.
Documentos requeridos:
- Cópia do Passaporte, que deverá ser válido durante toda a sua estadia no Brasil;
- Carta de Apresentação escrita pelo candidato explicando as razões pelo qual ele ou ela deseja vir para a UFF realizar estudo ou pesquisa;
- Caso você tenha sido aceito por algum professor da UFF, realize o upload da Carta de Aceite emitida por ele.
Passo 5
A Superintendência de Relações Internacionais, então, enviará uma cópia do seu formulário de aplicação que deverá ser impresso e assinado pelos coordenadores acadêmico e institucional da sua universidade de origem. O formulário assinado deverá, então, ser enviado de volta para o e-mail mobilidadeinsri@id.uff.br em formato PDF.
Passo 6
Para aqueles que não foram aceitos previamente por algum Programa de Pós-Graduação ou Laboratório da UFF, suas aplicações serão enviadas para avaliação. Com o resultado positivo (ou caso já tenha sido aceito), a Superintendência de Relações Internacionais enviará uma Carta de Aceite (se já não tiver sido enviada pelo Programa/Laboratório), assim como outras informações importantes para o endereço de e-mail indicado no formulário de aplicação.
Como é de ciência dos alunos do curso de Medicina, o programa de Mobilidade Internacional é destinado somente para universidades que a UFF possui algum acordo de cooperação. Além disto, os candidatos serão aceitos somente para estágios no Hospital Universitário Antônio Pedro, onde realizarão atividades práticas (Internato Médico). Não é possível realizar disciplinas do curso de graduação em Medicina.
Passo 1
Confirme se sua universidade possui um Acordo de Cooperação com a UFF.
Passo 2
Contacte o Escritório de Relações Internacionais da sua instituição para se informar sobre os procedimentos internos para aplicação para a UFF.
Passo 3
Acesse nosso formulário de aplicação disponível neste link.
Passo 4
Preencha o formulário com as informações necessárias. Escolha as áreas de especialização médica que deseja trabalhar e o período de cada uma. Você poderá escolher em qual mês iniciar sua mobilidade e esta deverá durar no mínimo 1 e no máximo 7 meses. Lembre-se de finalizar o processo clicando no botão ao final da página.
Documentos requeridos:
- Cópia do Passaporte, que deverá ser válido durante toda a sua estadia no Brasil;
- Histórico Escolar oficial;
- Carta escrita pelo candidato explicando as razões pelo qual ele ou ela deseja vir para a UFF;
- Carta de Recomendação escrita por um professor da sua instituição – que deverá estar assinada e carimbada ou assinada e impressa em papel oficial.
Passo 5
A Superintendência de Relações Internacionais, então, enviará uma cópia do seu formulário de aplicação que deverá ser impresso e assinado pelos coordenadores acadêmico e institucional da sua universidade de origem. O formulário assinado deverá, então, ser enviado de volta para o e-mail mobilidadeinsri@id.uff.br em formato PDF.
O aceite está condicionado com a qualificação escolar do candidato (através do Histórico) assim como a disponibilidade das especializações escolhidas. Uma Carta de Aceite será enviada por e-mail e pelos correios para aqueles que forem aceitos, para que possam solicitar o visto e começar os preparativos para a vinda ao Brasil.
Passo 1
Confirme se a sua instituição possui um Acordo de Cooperação com a UFF. Se não, é recomendável contactar seu Escritório de Relações Internacionais acerca da possibilidade da assinatura de um acordo com a UFF.
Passo 2
Contacte o Escritório de Relações Internacionais da sua instituição para se informar sobre os procedimentos internos de seleção e aplicação para a UFF.
Passo 3
Após a aprovação/seleção para mobilidade realizada pela sua instituição, você precisará realizar sua aplicação na UFF através deste website.
Você precisará submeter as seguintes informações:
- Informações Pessoais: endereço, número de passaporte etc.;
- Informações Acadêmicas: endereço da sua instituição, nome do coordenador, curso de graduação etc.;
- Informações da Mobilidade: disciplinas que você deseja cursar na UFF, Português para Estrangeiros etc.;
- Documentação: você deverá fazer o upload dos seguintes documentos em Português, Inglês ou Espanhol (se aplicável), e no formato PDF:
- Foto do Candidato, seguindo as diretrizes ICAO;
- Foto do Passaporte, que deverá ser válido por todo o período de estadia no Brasil;
- Carta escrita pelo candidato explicando as razões pelo qual ele ou ela deseja vir para a UFF;
- Carta de Recomendação escrita por um professor da sua instituição – que deverá estar assinada e carimbada ou assinada e impressa em papel oficial;
Por favor não se esqueça de finalizar a inscrição para que o formulário seja salvo. Você será, então, contactado pela Superintendência de Relações Internacionais em breve.
Passo 4
Após uma análise inicial da sua aplicação você será informado, por e-mail, de possíveis pendências, que deverão ser resolvidas com o envio da documentação ou informação ausente. Caso nada esteja pendente, você precisará imprimir um documento emitido no sistema de inscrição, que deverá ser assinado e validado pelos coordenadores acadêmico e institucional da sua universidade.
O documento assinado deverá, então, ser escaneado e submetido de volta para que a Superintendência de Relações Internacionais possa dar seguimento à sua aplicação.
Passo 5
Caso você seja aceito, você será informado por e-mail. Uma Carta de Aceita será enviada para sua universidade por correio para que você possa solicitar o Visto de Estudante e começar os preparativos da sua vinda ao Brasil.